English Español Português

Matéria: João-de-Barro 

Nos dias de hoje em que a que as questões ambientais ganham espaço no dia-a-dia das pessoas, é comum alguém se lembrar da Agenda 21, sem entender do que se trata.

 Ela foi criada durante a Conferência de Meio Ambiente realizada no Rio de Janeiro em 1992, quando 179 chefes de Estado  se comprometeram a colocar em prática a Agenda 21. Na ocasião estava clara a necessidade das nações reverem seus conceitos e processo de desenvolvimento sob o risco de esgotar o planeta.

 A Agenda 21 trata das grandes questões relacionadas às políticas de desenvolvimento sustentável, com temas que abordam desde a produção e consumo à luta para erradicar a pobreza do mundo, da dinâmica demográfica à proteção à saúde, do uso da terra ao saneamento básico, da eficiência energética à proteção dos menos favorecidos.

 O Litoral Norte de São Paulo deu início a proposta de criação de sua Agenda 21 Regional em 2003, resultando na construção do Fórum Regional da Agenda 21, nas Agendas 21 Locais de cada município, na elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento o Sustentável, na publicação de material de divulgação, além da criação de uma rede de contatos entre instituições públicas, privadas, sociedade civil organizada ou não com um objetivo comum que é o de melhorar a qualidade de vida desta e das futuras gerações.

 Como podemos ver a Agenda 21 não está relacionada apenas com o meio ambiente, mas também com as questões sociais, econômicas e institucionais. Muitas iniciativas estão sendo tomadas neste sentido como a Agenda 21 da Juventude, a Agenda 21 nas escolas, etc. Tudo isso é AGENDA 21.

 A partir desta edição o Jornal João de Barro inicia uma série de reportagens sobre a Agenda 21 de Caraguatatuba e a relação com a Construção Civil.