English Español Português

Matéria: João-de-Barro

Por Cristiane Oliveira

Imagine esse cenário, o canteiro de obras desorganizado, ferramentas espalhadas, materiais como terra, areia, madeira e ferro misturados, sem materiais básicos de proteção, os famosos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), trabalhadores trajando bermuda, regata, chinelo de borracha, sem contar que no caminho há um pequeno pedaço de madeira com prego virado para cima esperando um trabalhador apressado ou até mesmo desatento, pisá-lo. Com certeza deve ter lembrado daquela obra próximo a sua casa.

Ainda é comum observamos características desse tipo de ambiente de trabalho, desgastantes, perigosos, com desperdícios, falhas nas etapas construtivas, com baixos salários, jornada de trabalho prolongada, sem citar o total descaso com o trabalhador. 

Porém, há uma nova realidade, a busca da qualidade, ou seja, a necessidade de produtividade com eficiência em um mercado competitivo e exigente até mesmo para as pequenas obras como um diferencial para a contratação de serviços. Por isso é fundamental encararmos a obra como uma linha de montagem numa indústria, alguns serviços só podem começar quando outro termina, portanto, planeje e cumpra o cronograma, trabalhando com metas e objetivos claros que possam ser alcançados pelos operários.

Canteiro de obra limpo e organizado, além de facilitar o serviço, evita acidentes de trabalho e ainda colabora com o meio ambiente por separar, armazenar e destinar os resíduos  para locais que reciclem ou reutilizem o material. Respeite as recomendações de estocagem dos fabricantes reduzindo perdas de materiais. Aproveite ao máximo as novas tecnologias que auxiliem na produtividade e reduz tempo de execução e desperdícios.

Os profissionais liberais, autônomos e prestadores de serviços do setor devem atualizar-se, participem de palestras, cursos, seminários, entre outros, conhecimento nunca é demais e faz a diferença. É importante pensar em qualidade desde a fase de projeto, fique de olho no processo produtivo identificando de maneira rápida, falhas nos serviços executados para não refazer etapas, lembre-se, velocidade e qualidade sempre andam juntas de maneira eficiente. Nunca se esqueça: qualidade envolve custos, porém a falta dela poderá acarretar em custos ainda maiores.