English Español Português
Matéria: João-de-Barro

A leitora M. C. D. P. S. nos enviou a seguinte pergunta:

Ouvi dizer que há impacto causado pelas florestas de Eucalipto. Será então que sendo assim a construção com Eucaliptos é mesmo ecológica?

E a nossa equipe procurou o Sidney Martins que já está há muitos anos no mercado com a Martins e Valdisserra Ltda que nos respondeu:
R: Não há ação humana que não tenha impacto ambiental e todos os processos tem um maior ou menor impacto ambiental. Porém, nada tem maior impacto ambiental do que o concreto e a alvenaria. Todos os ingredientes do concreto são minerais de extração, não renováveis e ninguém questiona, basta observar comoficam os lugares de onde se extraem ferro, areia, pedra e as matérias primas do cimento; tijolos e telhas além de serem extraídos do solo ainda sofrem um processo de queima com altíssimo índice de emissão de poluentes. O processamento do ferro, aço e cimento também passa drasticamente pelo mesmo processo de fabricação com altíssima emissão de poluentes. A madeiras nativas nem se fala, seria um recurso renovável, mas são árvores de crescimento lento e ninguém extrai com responsabilidade desde que os portugêses chegaram aqui.

O eucalipto não é nativo do Brasil, veio da Austrália, acostumado à solos difíceis, afinal praticamente metade da Austrália é deserto, é plantado em áreas já desmatadas e usadas à muito tempo em outras culturas, também não sofre insdustrialização, apenas o tratamento em vácuo e pressão (osmopressurização) sem queima de combustíveis.

Toda plantação, que não a mata nativa, que estava naquele lugar vai causar maior ou menos impacto naquele solo, a questão é: se vamos construir ou ocupar um espaço podemos e devemos nos preocupar em causar o menor impacto possível. Seria bastante interessante que se fizesse um estudo dos materiais envolvidos na construção civil e os impactos causados desde a extração, fabricação e instalação.

http://www.monografias.brasilescola.com/

Foto: http://www.monografias.brasilescola.com/